Política

Juliana Benício vai à Apada Niterói

A instituição atua desde 1969 junto aos Surdos, Deficientes Auditivos e seus familiares. Foto: Divulgação

A quatro dias do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o próximo domingo (15), candidatos a prefeito de Niterói foram às ruas, mais uma vez, realizar corpo a corpo com eleitores.

Juliana Benício (NOVO) recebeu no início da tarde desta quarta-feira (11) a visita do técnico Bernardinho do Vôlei para fazer uma caminhada. Acompanhada de candidatos a vereador, militantes e equipe de campanha Juliana percorreu Icaraí e Centro com Bernardinho e os deputados Alexandre Freitas e Chicão Bulhões, filiados à legenda.

Com bandeiras e distribuindo folhetos, o grupo percorreu as ruas Moreira Cesar e Gavião Peixoto, em Icaraí, onde pararam para cumprimentar os eleitores. Depois seguiram para o Centro onde desceram a avenida Amaral Peixoto.

"É um privilégio receber uma pessoa tão especial como o Bernardinho, um ídolo do esporte nacional, um exemplo de honradez e ética. Sinto orgulho de estar no mesmo partido, o NOVO", disse.

Ela também visitou a sede da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA-Niterói).

“O trabalho da APADA, sério, dedicado, mostra a vocação de Niterói em fazer o bem. Instituições como esta são exemplos de abnegação, dedicação e generosidade que merecem todo o nosso apoio”, disse.

A instituição atua desde 1969 junto aos Surdos, Deficientes Auditivos e seus familiares, atende através do SUS e está envolvida diretamente em campanhas em defesa da saúde.

Sérgio Perdigão (PSTU), por exemplo, separou a manhã desta quarta-feira (11) para caminhar pelas ruas do centro da cidade. Ele conversou e apresentou as ideias de um governo apoiado em Conselhos Populares aos eleitores.

Na parte da tarde, o candidato se reuniu com os representantes da Associação dos Procuradores do Município de Niterói (APMNIT), onde lhe foi apresentada uma “Carta ao Candidato” e as pautas da categoria, que perpassa pelo atual estado da Advocacia Pública do município, as perspectivas para o futuro, as possibilidades de contribuições do órgão ao futuro prefeito e reivindicações a respeito do espaço físico da Procuradoria.

O candidato, pelo PSTU, ressaltou que valoriza o trabalho dos servidores da justiça e que acha “legítimas as reivindicações por condições de trabalho e de novos concursos públicos. Contudo, é importante reforçar que um carro-chefe da nossa proposta é construir um governo a partir de Conselhos Populares, onde os trabalhadores organizados governarão a cidade e decidirão para onde vai cada centavo do orçamento", disse.

Deuler da Rocha (PSL) firmou compromisso em construir um hospital veterinário municipal, caso seja eleito. Segundo o candidato, milhares de pessoas não têm condições de pagar consulta, castração e demais serviços em clínicas particulares.

"Dois aspectos mostram a importância de construirmos um hospital veterinário, objetivando garantir o atendimento gratuito e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais. Primeiro é o aspecto financeiro. Nem sempre um dono ou protetor animal pode gastar com atendimento, remédios, etc. O hospital seria aberto a todos, mas com prioridade às pessoas de baixa renda. Depois é uma questão de saúde dos próprios donos, pois há doenças que podem afetar o ser humano", relatou o delegado.

Ainda segundo Deuler, a unidade teria atendimento ambulatorial, emergência, castrações e demais serviços.

"O hospital oferecerá todos os equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo também vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico. E seria 24 horas, pois não existe hora para um animalzinho de estimação sentir-se mal. 

Allan Lyra (PTC) iniciou sua agenda nesta quarta (11) panfletando no Largo da Batalha. Em seguida, participou de uma entrevista ao vivo, onde pôde expor algumas demandas da população e esclarecer algumas de suas propostas, como da área da saúde.

"Quero dizer para a população que vamos viabilizar, em conjunto com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, UFF e EBSERH, a reabertura da emergência do Hospital Universitário Antônio Pedro. Nossa relação com o governo federal será fundamental para a Saúde do nosso município", declarou o candidato.

À tarde, Allan caminhou pela Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e por Icaraí, na Zona Sul, com candidatos a vereador.

O deputado federal Marcelo Freixo veio a Niterói para realizar uma caminhada com o candidato a prefeito Flavio Serafini e a vice Josiane Peçanha, ambos do PSOL. Eles percorreram as ruas de Icaraí, junto com o pastor Henrique Vieira e candidatos e candidatas a vereadores da cidade.

Ao longo do trajeto, conversando com moradores, pedestres e comerciantes e, ao final, fizeram uma live na praia, em frente ao Cine Icaraí, onde convocaram a população a votar no dia 15 e levar Flavio e Jô para o segundo turno.

"Niterói tem recursos e precisa enfrentar urgentemente a desigualdade, pois é uma das mais desiguais do país. Estou na rua para levar Flavio e Jô para o segundo turno, pois precisamos ampliar a democracia e debater o projeto que queremos para reduzir a desigualdade em nossa cidade", disse o deputado Marcelo Freixo.

Flavio Serafini acredita que na última semana "houve adversários preocupados com o crescimento da campanha".

"Estamos incomodando porque trazemos uma mensagem de mudança. Vamos derrotar o autoritarismo e a desigualdade que assola nossa cidade. Queremos a chance de aprofundar o debate e decidir o melhor projeto para construir uma Niterói mais feliz e melhor para todos e todas viverem, sem exceção. Vamos dar à Niterói a chance de fortalecer a democracia indo ao segundo turno", completou Serafini.

Felipe Peixoto (PSD) também manteve nesta quarta-feira (11), rotina de caminhadas e corpo a corpo pela cidade. Com o seu vice-prefeito Bruno Lessa, Felipe falou de algumas de suas propostas de governo e lamentou a ausência de Axel, candidato da situação, em todos os debates do primeiro turno da campanha, como o promovido nesta terça (10), pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL-Niterói).

"É lamentável que o Axel, não tenha participado de nenhum dos debates. Logo ele que é o candidato da situação… Teria que ir e detalhar o que vai fazer com o orçamento rico que Niterói tem. Estamos falando de quase R$ 4 bilhões! O que será que o Axel tem a esconder? Será que ele não está preparado para ser prefeito? Será que tem medo do confronto? Será que tem alguma coisa que a população não pode saber? De qualquer jeito, é um descaso total com os mais de 500 mil habitantes da cidade. E mais: faço agendas há 45 dias nas ruas e comunidades da cidade, mas em nenhuma delas encontrei o Axel", disse Felipe.

O candidato Axel Grael (PDT) se compromete, caso eleito, a concluir a pavimentação da Região Oceânica e despoluir as lagoas de Piratininga e Itaipu. Durante caminhada pela Região Oceânica, nesta quarta-feira (11), Grael conversou com moradores sobre a meta de alcançar a marca de 100% das ruas asfaltadas. Ele também falou sobre o compromisso de concluir o Parque Orla, fundamental para salvar o sistema lagunar.

Nos últimos oito anos, após décadas de abandono, a Região Oceânica teve o maior ciclo de investimentos da história, com a abertura do emblemático túnel Charitas-Cafubá e obras de infraestrutura em mais de 200 ruas. Vias de bairros como a Fazendinha, Camboinhas, Itaipu, Piratininga, Boa Vista, Romanda Gonçalves, Cafubá, Jacaré e Bairro Peixoto deram adeus ao problema histórico de alagamentos.

“Nem todos lembram, mas no início da gestão de Rodrigo Neves praticamente nenhuma das ruas da Região Oceânica tinha drenagem e pavimentação adequadas. Apesar da crise geral, a Prefeitura de Niterói vem investindo na infraestrutura da região, reurbanizando centenas de ruas e transformando os bairros. É uma conquista histórica para localidades que durante anos sofreram com lama e os constantes alagamentos. Esses investimentos são resultado do trabalho sério e competência dos últimos anos. Vamos continuar avançando, levando essas melhorias para toda a Região Oceânica”, lembrou Grael.

O candidato lembrou que em 2013 a administração municipal assinou um convênio de co-gestão sobre o sistema lagunar, uma vez que a responsabilidade era originalmente do Governo do Estado. A partir deste acordo, foram iniciados os esforços para captar recursos e elaborar projetos com soluções definitivas para despoluir e salvar as lagoas, como o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, que será concluído.

“Acredito em planejamento das ações, pois quem não planeja improvisa e desperdiça dinheiro público. Ao contrário de outros projetos do passado, desde o início desta gestão a prefeitura busca soluções definitivas para o sistema lagunar de Itaipu-Piratininga. Para subsidiar as ações, foram contratados estudos que analisaram a condição ambiental das lagoas e embasaram o planejamento de melhoria e revitalização de todo o entorno. Vamos concluir o Parque Orla e implementar iniciativas como a redução do lodo acumulado no fundo das lagoas”, disse.

À tarde, em companhia do prefeito Rodrigo Neves, Grael caminhou pelo Centro da cidade.  

Os candidatos Renata Esteves (PMB) e Tuninho Fares (DC) não informaram compromisso de campanha até a publicação da matéria.

Publicada às 20h10

< DiCaprio celebra 46 anos com filmes e atuações épicas na bagagem Motorista é atacado por bandidos armados na BR-101 em Niterói <